Friday, September 18, 2009

Indústria da Música

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u625547.shtml

Será que não está na hora das gravadoras desistirem de lutar contra a internet? Ou será que seus artistas não são bons o suficiente para fazerem shows consistentes e grandes para que o lucro possa existir mesmo com as músicas sendo baixadas?

É, se pensarmos que as melhores bandas ganham em vendagem hoje muito menos que nos shows, pode ser que a segunda opção está certa. Oe xemplo vem do Radiohead, uma banda atual, que sabe que não dá pra concorrer em vendas com a internet, e que lançou seu CD pela internet, In Rainbows, e o ouvinte podia ou não pagar o preço que quisesse… Eles deixaram de lucrar? NAO!

Eles são a melhor banda de rock atual, na minha opinião, e ninguém que gosta deles perderia um show… (apesar deu ter perdido). Uma banda realmente mostra que merece receber por seu trabalho por seus shows, bandas como AC/DC, Queen, Pink Floyd, Bee Gees, esses caras nunca falhavam em seus shows, e sempre faziam um espetáculo muito superior as versões gravadas em seus CDs.

Assim, o público tem orgulho de pagar para ver a banda, não importa o preço.

Show The Wall em Berlin - Roger Waters (Muro de 10 metros era construido e depois demolido durante o show)

Porém o que existe demais, e é isso que deixa as gravadoras sem dinheiro, é gente que não sabe fazer um show decente… O que que é aqueles shows de rock das bandinhas EMO? Os caras não sabem nem tocar, não improvisam, não interagem… Coloque uma banda como Calcinha Preta e o guitarrista CHIMBINHA para tocar ao vivo, SEM PLAYBACK, e você verá porque a venda de CDs é tão importante. Esses caras não sabem nem cantar, seus erros podem ser maquiados em uma gravação, mas ao vivo são o FIASCO. 

Então, fica essa luta das gravadoras para vender um CD que hoje está na faixa de 40 reais (pra menos) porque seus artistas não são competentes para fazer um show decente e poder cobrar os ingressos exorbitantes de 200+ reais e lucrar o que devem pelo trabalho que fazem. 

Presença impecável de Fred Mercury na banda Queen.

 Além disso, o lucro é mais da gravadora do que do artista quando se vende CD

EU DEFENDO O DOWNLOAD… e eu acho um absurdo que um CD custe 40 reais ou 80 como era antes desses downloads se popularizarem.

E outra coisa, já pensou que fazer música não é só uma maneira a mais de ganhar dinheiro? O cancioneiro popular é uma herança da cultura de cada lugar, se tornar músico ou fazer uma banda significa criar para essa cultura uma contribuição sua, e isso vale muito mais do que vender seu produto. MERCENÁRIOS músicais só criam Ivetes, Chimbinhas, Felipes Dilons OU SEJA PORCARIAS.

Quer ser um músico ou ter uma banda faça como Milton Nascimento diz: 

Foi nos bailes da vida ou num bar

Em troca de pão

Que muita gente boa pôs o pé na profissão

De tocar um instrumento e de cantar

Não importando se quem pagou quis ouvir

Foi assim

(Nos Bailes da Vida,  Fernando Brant / Milton Nascimento)

VAHN

No comments:

Post a Comment